Blog

Livro – Psicodinâmica das Cores em Comunicação

psico_coresMês passado tive em minhas mãos, pela segunda vez, o livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação de Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos (editora Blucher). Um dos livros que são referência nas universidades de comunicação e design de todo país quando se estuda a cor, sua influência e seu comportamento em nosso meio. Meu primeiro contato com o livro foi durante o curso de design, na faculdade, mas na época não pude terminar de lê-lo.
Não é fácil encontrar conteúdo sobre o tema na web, às vezes se vê bons textos sobre a denotação das cores mas, aprofundar sobre a sua psicodinâmica, a influência social e cultural apenas com os melhores livros.

Mas eu precisava ser designer…

design-grafico

Quando decidi estudar artes visuais, no ano 2000, meu pai me perguntou com uma cara de desgosto o que faz um artista visual.  Logo ele que me ensinou a paixão pelo desenho! A minha vontade era responder que eu também não sabia, mas lhe expliquei, com alguma dificuldade e tentando me recordar do que estava escrito no manual do candidato, sobre a área de design gráfico e as características da profissão. Hoje vejo que ele não estava errado, só queria que eu escolhesse uma profissão que me trouxesse mais estabilidade financeira. Mas nunca me vi em uma profissão fora do círculo da arte, mantive firme meu propósito e decidi fazer a minha escolha, escolhi meu talento.